Conceitos Essenciais e Pressupostos

A metodologia Lean Business Analysis utiliza uma versão adaptada do Modelo de Conceitos Essenciais da Análise de Negócios (BACCM), publicado pelo Instituto Internacional de Análise de Negócios (IIBA) na versão 3 (2015) do Corpo do Conhecimento da Análise de Negócios (BABOK). Com ele, definimos os elementos essenciais que compõem o escopo do nosso processo de análise:

Clique para ampliar

Observe que, nesta versão, os elementos Pessoas, Contexto e Valor estão associados à análise da Cultura Organizacional, enquanto que Necessidades, Soluções e Mudanças estão associados à análise da Gestão. Acreditamos que a conquista de resultados incríveis é possível a partir da transformação da cultura organizacional, só que esta é reflexo das ações de transformação feitas em todos os níveis de gestão. Saiba mais sobre a construção desta nova versão do BACCM no artigo O Poder da Essência na Análise de Negócios.

Pressupostos da Lean Business Analysis

O praticante da Lean Business Analysis deverá considerar alguns princípios relacionados aos conceitos essenciais quando for realizar o processo de análise de qualquer aspecto de Cultura e Gestão:

  1. Em negócios, ANÁLISE é essencial para a aprendizagem e a tomada de decisão.
  2. As PESSOAS são a origem de tudo, dos problemas às soluções.
  3. CONTEXTO é mais importante que conteúdo em ambientes de negócio.
  4. VALOR é uma percepção humana da importância ou utilidade das coisas.
  5. A maior NECESSIDADE de qualquer negócio é o desenvolvimento de melhores capacidades.
  6. SOLUÇÕES são determinadas em diferentes perspectivas de crenças e valores.
  7. A MUDANÇA é inerente a todos os sistemas vivos e processos evolucionários.