Lean Business Analysis for Product Owners (16h)

MODALIDADE: Turmas abertas ou fechadas (in company)

OBJETIVO GERAL:

Desenvolver novas capacidades analíticas e gerenciais em Gestores de Produto (Product Owners) e Analistas a partir de conceitos, práticas e ferramentas da abordagem Lean Business Analysis, com o objetivo de acelerar a conquista de melhores resultados no desenvolvimento de produtos e projetos digitais.

ABORDAGEM:

Abordamos de forma integrada e exclusiva a gestão de negócios, produtos, processos, projetos e pessoas, usando como base uma abordagem que abrange conceitos, valores, princípios, práticas e técnicas de diferentes áreas do conhecimento, como Análise de Negócios, Gerenciamento de Produtos, Projetos e Processos, Pensamento Enxuto, Métodos Ágeis e Programação Neurolinguística (PNL). O resultado é uma verdadeira visão sistêmica e a capacidade de redução de desperdícios e foco no que realmente agrega valor para o negócio em ciclos muito curtos de análise e desenvolvimento.

RESULTADOS ESPERADOS:
  1. Consolidar uma identidade de Líder de Produto, com um propósito e missão baseados nos principais modelos de mercado.
  2. Ampliar a visão da gestão de produtos com conhecimentos e técnicas da Lean Business Analysis.
  3. Aumentar a eficiência e a eficácia na análise com técnicas básicas de Programação Neurolinguística (PNL).
  4. Compreender como os elementos de uma Análise Estratégica de Negócios podem reduzir os riscos de um projeto.
  5. Revisar e/ou ampliar conceitos sobre Requisitos e Hipóteses.
  6. Aprender a realizar uma análise estratégica de iniciativas de negócio.
  7. Aprender a desdobrar a estratégia de iniciativas em roadmaps de OKRs.

CONTEÚDO:

1) Análise de Negócios na Vida do Product Owner (4h)

  • O que faz um Product Owner e por que a Análise de Negócios pode fazer a diferença na sua vida?
  • As Áreas do Conhecimento da Análise de Negócios (BABOK) e seu Modelo de Conceitos Essenciais.
  • Introdução à Lean Business Analysis – Princípios, Práticas e Ferramentas.
  • Como a Lean Business Analysis pode alavancar as competências do Product Owner?

2) Análise de Requisitos na Gestão de Produtos (4h)

  • A percepção humana e seu impacto da comunicação (diferenciando hipóteses de requisitos).
  • Perguntas de precisão utilizando a técnica Metamodelo da PNL.
  • Introdução (ou revisão) a Requisitos de Negócio, Usuário, Produto (funcionais e não funcionais) e Transição.
  • Análise e especificação de requisitos em ambientes ágeis (dissecando a anatomia das User Stories).

3) Análise da Estratégia de Negócio na Gestão de Produtos (4h)

  • Introdução à Análise da Estratégia (foco em iniciativas).
  • A Estrutura da Mudança do Modelo S.C.O.R.E. da PNL.
  • Análise de Cenários Atual e Desejado (inclui contexto, partes interessadas, necessidades e soluções).
  • Análise de riscos e fatores críticos de sucesso.
  • Alinhando as partes interessadas com um Lean BA A4 Strategy Map e um Lean BA A3 Business Case.

4) Desdobramento da Estratégia de Negócio na Gestão de Produtos (4h)

  • Introdução do Roadmapping.
  • Introdução à técnica Objective and Key Results (OKRs).
  • Da estratégia às Business Stories.
  • Construindo um Business Story Mapping.
  • Garantindo a execução da estratégia com o framework Business Scrum.

METODOLOGIA:

Curso ministrado na forma de aulas expositivas (60%), mescladas com discussões e debates sobre as experiências reais do instrutor e participantes nos temas abordados, e práticas com as novas técnicas apresentadas (40%). Entregamos apostila impressa (com espaço para anotações) contendo os slides do curso para acompanhamento durante a exposição. Todo o material será disponibilizado em formato eletrônico após o término do curso.

INSTRUTOR(ES):

LUIZ CLAUDIO PARZIANELLO