Lean Business Analysis for Product Owners (16h)

MODALIDADE: Turmas abertas ou fechadas (in company)

OBJETIVO GERAL:

Desenvolver novas capacidades analíticas e gerenciais em Gestores de Produto (Product Owners) e Analistas a partir de conceitos, práticas e ferramentas da abordagem Lean Business Analysis que viabilizem a aceleração de resultados no desenvolvimento de produtos digitais e projetos de negócio.

ABORDAGEM:

Abordamos de forma integrada e exclusiva a gestão de negócios, produtos, processos, projetos e pessoas, usando como base uma fusão de métodos que abrange conceitos, valores, princípios, práticas e técnicas de diferentes áreas do conhecimento, como Análise de Negócios, Gerenciamento de Produtos, Projetos e Processos, Pensamento Enxuto, Métodos Ágeis e Programação Neurolinguística (PNL). O resultado é uma verdadeira visão sistêmica e a capacidade de redução de desperdícios e foco no que realmente agrega valor para o negócio em ciclos muito curtos de análise e desenvolvimento.

RESULTADOS ESPERADOS:
  1. Consolidar uma identidade de Líder de Produto, com um propósito, missão e competências baseados nos principais modelos de mercado;
  2. Ampliar a visão sobre o pensamento Lean-Agile a partir de uma perspectiva da gestão de negócios;
  3. Ampliar a visão sobre a gestão de produtos com conhecimentos e técnicas da Lean Business Analysis;
  4. Aprender a realizar uma Análise Estratégica de Negócios Enxuta (Cenários, Fatores Críticos de Sucesso e Roadmap de Negócio), consolidando um A3 Business Case;
  5. Aprender a realizar uma Análise de Hipóteses e Requisitos Enxuta, com base em técnicas de comunicação eficaz e modelos ágeis de gestão da informação;
  6. Conhecer algumas recomendações para a Gestão de Valor do Portfólio de Projetos Digitais da empresa.

CONTEÚDO:

1) Análise de Negócios na Vida do Product Owner (4h)

  • A nova economia e a inspiração para novos modelos de gestão, liderança e cultura organizacional.
  • A anatomia de um Product Owner com os Níveis Lógicos de Aprendizado e Mudança.
  • O Product Owner como Agente de Mudança e o Modelo de Conceitos Essenciais da Análise de Negócios.
  • Introdução às Áreas do Conhecimento da Análise de Negócios (Business Analysis Body of Knowledge).
  • Análise de Negócios no Contexto Ágil e a Extensão Ágil do BABOK.
  • Introdução à Lean Business Analysis, da Inspiração e Estrutura, à Estratégia e Execução.
  • Explorando o Full Stack Agile Business Analysis Model.

2) Análise da Estratégia na Gestão de Produtos (8h)

  • Introdução à Análise da Estratégia de Negócio (foco em iniciativas).
  • Identificando os elementos da mudança com o Modelo S.C.O.R.E.
  • Análise de Cenários (atual e desejado) e Abordagens de Solução.
  • Análise de Escopo da Solução (ferramentas e práticas).
  • Análise da Estratégia da Mudança (PuRe Care – Purpose, Results, Capabilities and Resources).
  • Análise do Desdobramento da Estratégia (Business Story Mapping).
  • Análise dos Fatores Críticos de Sucesso (pré-condições, condições de execução e riscos).
  • Elaboração do A3 Lean Business Case.
  • Gestão de Valor de Negócio com o Business Project Discovery and Delivery.

3) Análise de Requisitos na Gestão de Produtos (4h)

  • A percepção humana e seu impacto da comunicação (diferenciando hipóteses de requisitos).
  • Perguntas de precisão utilizando a técnica Metamodelo da PNL.
  • Introdução (ou revisão) a Requisitos de Negócio, Usuário, Produto (funcionais e não funcionais) e Transição.
  • Análise e especificação de requisitos em ambientes ágeis (dissecando a anatomia das User Stories).
  • As 7 Dimensões de um Produto de Software

 

METODOLOGIA:

Curso ministrado na forma de aulas expositivas (60%), mescladas com discussões e debates sobre as experiências reais do instrutor e participantes nos temas abordados, e práticas com as novas técnicas apresentadas (40%). Entregamos apostila impressa (com espaço para anotações) contendo os slides do curso para acompanhamento durante a exposição. Todo o material será disponibilizado em formato eletrônico após o término do curso.

INSTRUTOR(ES):

LUIZ CLAUDIO PARZIANELLO